Desde o início das regras de isolamento social, pudemos perceber o quanto nossas casas são essenciais para nosso conforto, trabalho e estudo. Por isso, é necessário ter espaços onde você possa relaxar sozinho, descontrair com quem estiver com você na sua casa, ou, ainda, para poder receber seus amigos no pós-pandemia.

Sendo assim, que tal fazer um lounge em algum cantinho do seu apê para aproveitar esses momentos? 

Mas o que é um lounge?

O lounge é um espaço direcionado para o lazer e conforto, sendo menos sofisticado que uma sala de estar ou de jantar, por exemplo. Nele, o principal foco é a descontração, com poucos móveis e bastante itens de conforto, focando nos momentos de ociosidade e diversão. Ah, e não é necessário ter um espaço muito grande disponível.

Qual o melhor espaço?

Isso varia de acordo com o seu imóvel. Caso você possua um apartamento grande e com varanda, por exemplo, pode aproveitar ela para para fazer um lounge confortável e bem espaçoso para curtir um fim de tarde, por exemplo. Já em apês pequenos, um cantinho na sala é suficiente. Agora, se você mora em uma casa, a história é outra: dá para utilizar um um cômodo desocupado, uma parte do jardim ou a varanda também. Para aqueles que têm piscina privativa, usar este espaço para montar um lounge à beira da água se torna excelente.

Itens que não podem faltar 

Você já decidiu o espaço e quanto deseja gastar, então agora é a hora de pôr a mão na massa! Mas, lembre-se de compor o seu lounge de acordo com a sua intenção de uso. Se for utilizar para meditar, por exemplo, bons tapetes e almofadas são indispensáveis; se for para a leitura, você pode utilizar pallets e almofadas para fazer um sofá, ou usar almofadas largas e espessas para maximizar o conforto. Para isso, é necessário que seu lounge fique em um ambiente bastante iluminado pela luz natural ou, se necessário, ganhando o complemento de luminárias. Se for este o caso, opte por luzes mais confortáveis, em tons quentes e amarelados, por exemplo. 

Mas, caso seu lounge seja para lazer e fazer encontros com seus amigos, vale apostar em sofás largos e confortáveis, luminárias de qualidade e aparelhos de mídia. Um televisor, um soundbar ou até mesmo caixas de som (portáteis ou não), ideais para ouvir aquela música boa na presença de quem você gosta. 

É importante frisar também que, caso você opte pelo lounge em um espaço aberto, móveis à prova d’água e com bastante resistência aos efeitos do tempo são imprescindíveis. Espaços cobertos em jardins ou quiosques, por exemplo, são ideias para garantir que tudo esteja em ordem para poder curtir bons momentos.