A tão sonhada independência chegou para você, seja por ter passado em uma universidade longe de casa ou por que você resolveu que era a hora de ter seu próprio canto, com sua cara e identidade, ou até mesmo uma transferência de trabalho. Pra quem nunca morou sozinho, pode parecer um bicho de 7 cabeças. Mas cuidar da própria casa tem alguns macetes que você precisa saber. Claudia Bedim da empresa Gente que Organiza, traz dicas valiosas pra quem vai morar sozinho!

Para que essa decisão não se torne um caos, algumas dicas são interessantes para que possa se organizar com tranquilidade, mantendo assim sua casa em ordem, setorizada e organizada e também auxiliando no dia a dia corrido que se tornará sua vida de estudante/trabalhador.

1) POR ONDE COMEÇAR A ORGANIZAR A CASA:

Não adianta querer organizar tudo de uma vez. A bagunça acumulada precisa ser colocada em ordem aos poucos, seguindo alguns procedimentos. Comece pelo ambiente da casa que você mais usa. Escolha um armário, estante, prateleira ou gaveta e mãos a obra. A organização facilitará a sua vida. As frequentes idas ao mercado diminuirão, assim como o tempo gasto com a organização da bagunça do final de semana.

 

2) ORGANIZANDO PELA FUNÇÂO:

Lembre-se: organização nada tem a ver com aparência, mas sim com a funcionalidade dos objetos. Por isso, cada objeto tem que ter a sua “casinha”. Assim que terminar de ser utilizado, volta para lá. Separe toalhas de banho e rosto e deixe-as de preferência próximo ao banheiro. Deixe uma pasta perto do telefone, com os panfletos de disque-pizza e outros telefones que possam ser úteis. Mantenha o celular sempre com a agenda atualizada.

3) REPAROS:

Atitudes simples ajudam, e muito, a manter a casa em ordem: se o liquidificador ou outro eletrodoméstico quebrou, mande consertar. Pegou um livro emprestado com um amigo e já leu? Devolva-o. Tirou uma roupa do cabide, experimentou e não usou? Pendure-a novamente. Esses hábitos evitam o acúmulo de bagunça e otimizam a organização do lar. Sempre verifique se há lâmpadas queimadas que precisam ser substituídas, torneiras pingando ou a necessidade de qualquer outro conserto doméstico. Se houver, providencie os reparos o quanto antes.

 

4) ESCOLHA O MELHOR MÉTODO DE ESTUDAR:

Não tenha pressa quando for escolher o que melhor funciona para sua rotina e tarefas. Ache um planejador que seja fácil de carregar, de manuseio simples (sem zíperes ou cadeados) e com boas divisórias. Detalhes como esses fazem toda a diferença quando tentamos desenvolver hábitos, pois facilitam nossa rotina. Leve seu planejador para a faculdade, trabalhos, para todos os lugares. Quando tiver uma nova tarefa, prova, compromisso ou data de entrega, escreva no seu planejador. Não deixe para fazer suas anotações em casa, pois você pode esquecer ou trocar datas. Uma semana ou dia antes do compromisso, escreva um lembrete para que você não se esqueça da data importante. Dessa maneira  você pode se organizar para trabalhos e relatórios sem deixar tudo para a última hora.

Saber se planejar é essencial para o desempenho. Essa característica não apenas melhora suas notas, como também contribui para sua carreira profissional:

DICAS PARA CONSERVAR A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO:

  • não deixe acumular objetos e roupas no ambiente, tenha um cesto pra juntar as coisas que não consegue arrumar no momento
  • determine um lugar certo pra cada objeto assim nada ficará fora do lugar, o que pegar retornará sempre pro mesmo lugar.
  • em seu armário setorize as peças e roupas por afinidade ou seja categorize todas q forem iguais e guarde-as junto.
  • procure deixar na sua mão as coisas q usa com mais frequencia.
  • não guarde peças que não usa a mais de um ano. elas não tem utilidade e ficam acumulando energias paradas( negativas) no seu armário. doe a alguem que precisa,
  • evite pilhas procure sempre sobrepor as peças para plena visualização
  • procure guardar em caixas organizadoras bijouterias. maquiagens, bolsas, roupas de praia, e outros acessorios indispensáveis para que ocupem menos espaços fisicos.
  • as roupas q estão fora de estação tbm podem ser guardadas em caixas organizadoras com etiquetas para facilitar o manuseio e liberar mais espaço no roupeiro.
  • as roupas de cama procure guardar sempre os conjuntos juntos pra facilitar na hora de pegar . ex. lençol baixo. lençol de cima e fronhas,
  • para ocupar menos espaço as toalhas de banho poderão ser dobradas em rolinhos.
  • não guarde maquiagem no banheiro devido a umidade do ambiente.
  • reserve 5 min do seu dia para recolocar as coisas em ordem assim será facil manter a ordem.
  • coloque no seu banheiro um rodinho de pia para passar no box após seu banho.

Texto: Rosângela Borges